SOMENTE QUEM MORRE PODE RENASCER

Semana de Natal e Ano Novo Eclipsados

Por Cristal Ribeiro

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

Chegados os momentos de finalização do ano de 2021, como ocorre em anos anteriores e em todos os anos, cabe observarmos as configurações astrológicas relativas a tais momentos festivos e reflexivos.

A primeira coisa a dizer para quem está aprendendo a observar como a força dos eclipses intensificam o mês em que ocorrem é lembrar que estaremos sob a influência do último Eclipse Solar sagitariano, até que próxima Lua Nova capricorniana chegue, em 2 de janeiro de 2022. Até lá estaremos nesse clima apocalíptico de toda ordem.

Desde o dia 13 de dezembro, às 06h52min, Marte caminha em Sagitário, onde ficará até o dia 24 de janeiro de 2022. Na mesma data, 13 de dezembro, Mercúrio entrou Capricórnio. Com isso, a nossa ação, a depender dos aspectos de nosso mapa, pode ficar mais solta, mais sociável, enquanto a nossa mente estará mais objetiva, com foco nos planejamento de fim de ano. Mas a vida certamente guarda outros planos para nós…

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

DESTAQUES CÓSMICOS A PARTIR DE 19 DE DEZEMBRO

Dia 19 de dezembro, já na primeira hora da madrugada, a Lua eclipsada se fez Cheia, favorecendo os nossos processos de conscientização sobre as nossas sombras, sobre as verdades que ainda não nos demos conta. A semana do Natal será de muitas revelações ainda, especialmente para os que passarão o Natal em família ou com pessoas mais íntimas.

Vênus em Capricórnio, que ao menos há uma semana vem intensificando o seu encontro com Plutão, agora faz uma conjunção muito estreita, trazendo muita “delicadeza” para os nossos relacionamentos, para os nossos valores e para as finanças. Nesse “encontro” Vênus passará por um processo transformador de morte simbólica por no mínimo 2 meses, acompanhado de um posterior processo de renascimento que transcorrerá por todo o ano de 2022.

Esse aspecto está perfeitamente alinhado com o período do Sincronário Maia, dentro da perspectiva da Astrologia Maia, conforme indicamos no artigo REVELAÇÕES DA ASTROLOGIA MAIA PARA O DEZEMBRO ECLIPSADO, que será de grande morte e renascimento da verdade que somos, nessa virada e no início de 2022.

O processo se prolongará por vontade cósmica, também na figura de Vênus, que ficará retrógrada de 19 de dezembro de 2021 até o dia 29 de janeiro de 2022, apontando a importância de fazermos uma revisão profunda em nosso setor afetivo e valorativo, reforçada por todas as outras configurações cósmicas que convergem nesse sentido. Esse aspecto também está alinhado com o período vivido no início de 2020, ano que trouxe a pandemia, quando uma conjunção muito parecida envolvendo Vênus, ocorreu junto a Grande Conjunção em Capricórnio. Será necessário rever conscientemente questões reconhecidas e pendentes desde então, com responsabilidade e mudanças concretas.

Coletivamente, o grande setor que há muito tempo encontra-se abalado será do 4º Eixo, Câncer-Capricórnio, já em seus últimos graus, como parte da grande purificação que Plutão vem realizando nos últimos 13 anos. Tal configuração tem causado nas instituições humanas fundamentais (familiares, públicas, sociais, políticas, empresariais, petrolíferas, trabalhistas…) uma grande revolução, comparada com o período histórico no século XVIII, quando Plutão esteve também em Capricórnio (1762-1778).

Somente para ilustrar, importa lembrar que são dessa época e arredores dessa época: a difusão do Iluminismo e do Liberalismo como filosofias e doutrinas culturais e econômico-políticas que vão dominar as nações ocidentais; os primórdios da Revolução Industrial; os “preparativos” filosóficos, sociais e econômicos para a Revolução Francesa; a luta pela Independência do Haiti, a primeira República Democrática com predomínio negro de que se tem notícia; e, por fim, as guerras pela Independência dos Estados Unidos, que mais tarde se tornarão o principal Império econômico e militar do século XX.

No dia 3 de março de 2022, com o retorno de Plutão no mesmo grau de Plutão no mapa dos Estados Unidos da América, anuncia-se o fim do ciclo dos valores afirmados nesses quase 250 anos, colocando esse paradigma em ruínas, pedindo uma renovação alinhada com valores de um novo tempo, em que o foco não seja mais nas instituições políticas e econômicas, mas, sim, nas relações humanas fraternas representadas pelo Signo de Aquário, que é para onde Plutão caminhará a partir de 2024.

Na esfera pessoal, no ano de 2021 Vênus esteve sempre à frente dos outros planetas, antecipando-se nos signos, puxando a energia de renovação, em analogia com a postura das mulheres na sociedade que lideraram todos os movimentos progressistas e as transformações em seus lares e na sociedade. A partir de 19 de dezembro, Vênus puxa o freio e dá uma pausa para digerir toda a experiência vivida em 2021. E mais: entrará no casulo, se desintegrará e, quando entrar em Aquário, somente em 6 de março, estará renascida. Portanto, não só nós mulheres atravessaremos esse processo desintegrador, mas todos os viventes neste antigo planetinha passaremos por esse momento cósmico de reequilíbrio.

A partir de 19 de dezembro, quando da pausa de Vênus retrógrada acima mencionada, ocorre também uma conjunção com Plutão. Um pouco mais adiante, no dia 30 de dezembro, Mercúrio alcança o mesmo grau em que se encontrará também Plutão, formando mais uma configuração crítica e intensa somada à conjunção Vênus-Plutão. O Sol alcançará o mesmo grau desta configuração no dia 17 de janeiro de 2022, enquanto permanecerá em retrogradação até o dia 29 de janeiro.

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

UMA PRÉVIA PARA 2022

Marte, em 17 de fevereiro, fará conjunção exata com Vênus e, depois, em 2 de março os dois alcançarão Plutão, formando uma tripla conjunção entre Vênus, Marte e Plutão, no Signo de Capricórnio, que será o pico de força de morte e renascimento, sobretudo nas relações humanas e no que tange as nossas falidas tradições sociais que teimosamente resistem e nos ferem; agonizarão e precisarão morrer junto com os lugares em nós que estiverem apegados aos paradigmas ideológicos problemáticos, no formato “família, tradição e propriedade”, que está com os dias contados.

Dissolução, revolução, renovação, renascimento… são a grande tônica para o ano de 2022, e precisamos desde já abandonar o passado que nos impede de florescer, as muralhas que nos impedem a união com os diferentes, as crenças que impedem de ampliarmos a consciência, as infantilidades que nos impedem a responsabilização por nossos processos pessoais e coletivos.

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

O QUE TEREMOS PARA A CEIA DE NATAL

Somado às forças de Vênus-Plutão haverá um aspecto exato e de grande tensão entre Saturno (o velho) e Urano (o novo), resultando em conflitos entre as gerações; não somente, mas também conflitos entre o velho e o novo dentro de nós mesmos. Podemos esperar grandes abalos sísmicos em nossas estruturas mais fundamentais.

Em outra publicação, havíamos afirmado que não haveriam mais as tais “zonas de conforto”, agora aparecerá como “ressaca pós-Natal”: não haverá mais chão para pisarmos. Precisaremos desapegar de todo o peso das experiências passadas vividas no desamor, desde a infância, passando pela adolescência, juventude, pelas relações desgastadas e de tudo o que impede de sermos responsáveis pela nossa própria existência e por nossos posicionamentos sociais.

Será sabedoria se nos recolhermos das distrações, dos entretenimentos, dos entorpecimentos e das fugas habituais para experimentarmos um recolhimento das agitações festivas a fim de que, honestamente, nos confrontemos com as nossas próprias limitações, os bloqueios, as inibições, as permissividades, as submissões, evitando despejar nos outros as responsabilidades que são nossas, aproveitando para aprendermos mais sobre a realidade de quem somos, por baixo das camadas das nossas autodefesas.

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

O ÚLTIMO NATAL DO SÉCULO 21

O Natal de 2021 será com a Lua em Virgem: seja um ser atencioso e cuidadoso, e não uma pessoa julgadora e crítica dos outros, ainda mais numa data em que todos depositam tantas expectativas – o melhor é ter humildade e compaixão pelas pessoas.

Ainda que estejamos sentindo cada vez mais uma enorme necessidade por segurança, estabilidade e estruturação, estaremos ávidos por liberdade, independência e autonomia. Pinheiros de plásticos, luzes piscantes e presentes materiais já não preencherão os nossos vazios. Por mais geniais e mirabolantes que sejam as nossas estratégias e os nossos planejamentos para o futuro, a vida nos colocará “na real”: muitos atrasos e restrições impedirão “o pular das etapas” de nosso autodesenvolvimento.

Somente quem morre pode renascer. Do mesmo modo que tudo o que é velho precisará dar lugar ao novo, um a um, morreremos cada um em algum momento dessa década de 20, seja no começo ou ao final dela.

Se “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”, como afirma o cantor e compositor Belchior, quando chegarmos à década de 2030 não mais seremos os mesmos e nem viveremos como os nossos pais. Melhor que seja o quanto antes a nossa transformação, a fim de evitarmos sofrimentos desnecessários.

Muita flexibilidade, tolerância e adaptação ainda será exigida de nós, e o período das festas nos mostrará com mais clareza quais os ajustes importantes e onde eles precisarão ocorrer para nos libertarmos e conseguirmos a leveza necessária para uma maior fluência em nossa vida em 2022.

Se alguém pretende passar as festas mergulhado em consumismo, com uma ceia deliciosamente insalutífera e querendo autoafirmar-se em cima dos outros, cuidado, pois viverá igualmente a ressaca do século.

Aos desavisados: nem percam tempo ou dinheiro com as fantasias de Natal, pois Papai Noel não virá; nunca mais! Ele faleceu num incêndio em sua fábrica, na Lapônia, juntamente a mamãe Noel e toda a sua equipe de duendes escravizados, bem no auge de sua produção, como consequência de um gigantesco incêndio florestal por causa do aquecimento global e seu resultado nas regiões frias do globo.

Não caberá mais ensinar às nossas crianças da América Latina que seremos visitados por uma pseudolenda frankensteiniana, distorcida por interesses econômicos, num trenó com renas, num dia de neve, quando as luzes estarão todas acessas para guiar um bom velhinho turco (São Nicolau é a figura histórica representada em Papai Noel); festejado no solstício de dezembro, utilizando-se de tradições culturais germânicas e nórdicas, em traje de gala, criado por um publicitário a serviço da Coca-Cola em 1931 e que teria mudado-se para uma vila na Lapônia para incrementar o turismo local.

Astrologicamente, com o posicionamento de Vênus-Plutão, poderá aumentar imensamente a compra de presentes com defeitos, atrasos nas entregas, presentes se estragando antes do prazo e todo os tipos de complicações de tudo o que desejarmos consumir como parte de um ritual distorcido pelo Mercado. O rojão pode sair pela culatra e estourar na mão de quem brinca com fogo, literalmente, mas em todos os sentidos.

O ritual religioso da natividade de Jesus, símbolo máximo da Era de Peixes, muito esquecido nessa data apesar do uso dos presépios, precisará ser ressignificado, assim como exigem ressignificação os valores do Eixo Virgem-Peixes. A natividade de Jesus tem relação com um nascimento simbólico em meio à pobreza e à dominação do império violento da época, Roma.

Com a Lua cheia eclipsada em Virgem, nas festas natalinas, o melhor que temos a fazer será cuidarmos da materialidade e da corporeidade da vida, cuidando de nós mesmos e contribuindo com a sanidade do ambiente integralmente; e cuidarmos da dimensão espiritual também, mas não em meio à fé cega e sim para o despertar consciente e aplicado dos valores cristãos, que já causaram muitas guerras e mortes nos últimos dois milênios.

O clima não será de festa, e sim de encontro sincero e verdadeiro com aqueles a quem amamos. Menos será mais: a simplicidade; a economia dos recursos para os tempos de incertezas que ainda viveremos; o silêncio e o respeito ao luto de milhares de pessoas que perderam seus familiares; o respeito aos desastres ambientais que nossos caprichos infantis por conforto excessivo causam; o respeito à saúde de nossa família já tão saturada de toxinas presentes em nossa alimentação industrializada e inundada por agrotóxicos; o respeito às vítimas de tanta violência causada por nossas crenças errôneas; o Universo nos convida para as mudanças de hábitos de toda espécie.

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

FALANDO DE UMA REVOLUÇÃO*

Os ventos da Era de Aquário já anunciam, parafraseando Tracy Chapmam, falando de uma revolução, pois finalmente as coisas estão mudando, com novos valores e novos rituais. Porém, não se pula etapa. Nas palavras bíblicas do próprio Jesus: “que cada um carregue a sua cruz e venha após mim”: será preciso incorporarmos os valores piscianos antes de pretendermos mudar o mundo e fazermos qualquer pseudo-revolução, seja de qual tipo for. O caminho, o amor e a verdade terão que ser trilhados concretamente, sem ilusões e hipocrisias. É esse processo que se inicia em dezembro de 2021, que vivenciaremos durante 2022 (e além dele) e que trarão novos e inesperados rumos para as nossas vidas nos próximos anos.

Em 18 de janeiro de 2021 a Cabeça de Dragão entrará em Touro e a sua Cauda, em Escorpião, sincronicamente. Na Grande Crise de 1929 elas estavam nesta posição, trazendo crises e transformações nos valores materiais para a sociedade da época. Entre os anos de 2022 e 2023 a Cabeça de Dragão estará junto ao revolucionário Urano, abalando todas as estruturas básicas e indicando as saídas para equilibrarmos o plano material em nossa vida, nos livrando dos excessos e das carências; aponta para grandes mudanças e conflitos. A última vez que Urano esteve em Touro foi no período da Segunda Guerra Mundial.

O importante é estarmos despertos para a seriedade do momento cósmico e humano que estamos atravessando, fincando os pés bem firmes no chão, sem perder de vista a realidade nua e crua. Aprofundaremos esses temas quando chegarmos lá. Por hora, deixo a arte poética mostrar o quadro revolucionário para o ano novo. De que lado da revolução você estará?

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

FALANDO DE UMA REVOLUÇÃO
(tradução da canção de autoria de Tracy Chapmam, “Talkin’ Bout a Revolution”)

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

Não desperdice o seu final de ano como se fosse uma criança burguesa no colo do Papai Noel ou como fosse um adolescente “riquinho”, enchendo a cara e transando indiscriminadamente em pleno reveillon. Use esse momento auspicioso para arrumar a sua cabeça e o seu coração, para arrumar a sua saúde e a sua vida, para arrumar a sua casa e as suas relações, para rever e reajustar seus planejamentos e estratégias antes de tentar executar os seus planos para 2022.

Pare com tudo o que estiver ferindo a si ou ferindo aos outros; pare de jogar o lixo para baixo do tapete ou de “tapar o sol com a peneira”; não finja que não é com você, pois “é com você, é sobre você”; pare de arrastar, de adiar, de não se permitir aprender, reaprender, mudar. Não espere o amanhã, o futuro é agora, concentre-se no aqui-agora e viva fora das telas, ao menos nessas duas semanas das festas.

Cuide da saúde integralmente, o que inclui as dimensões física, energética, mental, emocional e espiritual; fortaleça todas elas. Descanse bastante, durma mais, contemple mais, ame mais e se ame mais.

Desse modo, certamente tudo dará certo. Do contrário, a vida vai dar um jeito, dar todas as mudanças que você ainda precisa com uma dose extra de sofrimento. Mesmo assim, tudo caminhará para dar certo em nossas vidas, sem desespero e com mais amor-próprio, por favor.

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

Acompanhe em sua agenda os destaques do mês – DEZEMBRO

11 de dezembro – Vênus em conjunção exata com Plutão

13 de dezembro – Marte em Sagitário, até 25 de janeiro de 2022.

19 de dezembro – Lua Cheia em Gêmeos, a 01h35min

19 de dezembro – Vênus inicia o movimento Retrógrado, até 29 de janeiro

21 de dezembro – Solstício de Verão no Hemisfério Sul, às12h59min. Com dias mais longos, quentes e chuvosos

21 de dezembro – Sol em Capricórnio, às 12h59min

24 de dezembro – Saturno em quadratura exata com Urano

26 de dezembro – Lua Minguante em Libra, às 23h23min

29 de dezembro – Júpiter em Peixes, a 01h09min

29 de dezembro – Mercúrio em conjunção exata com Vênus

30 de dezembro – Mercúrio em conjunção exata com Plutão

01º de janeiro – Ano Novo Gregoriano de 2022. (Ano de Vênus até 20 de março de 2022)

02 de janeiro – 10ª Lunação de Capricórnio, até 28 de fevereiro 2022.

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚.

Nessa travessia de ano, eu espero sinceramente que você morra de vez. Que tenha choro e vela. E que em algum momento, no silêncio do seu próprio luto, renasça, definitivamente, para a verdade de quem você é, com as suas luzes e as sombras, abraçadas como irmãs, consciente de, e íntegro em sua própria natureza, de modo que possa aceitar-se e amar-se cada vez mais!

Fraterno e apertado abraço para você!

Luz, Paz e Bem!

Se precisar de uma mão cuidadora, estarei por aqui em 2022.

★☆★(¯`·.¸ ♥ __/!\__♥ ¸.·´¯)★☆★

Grata por estarmos junt@s, aqui nessa jornada!

Para não perder nenhum conteúdo, inscreva-se nos canais e curta as nossas publicações; assim apoia o trabalho para que ele possa continuar chegando até você e contribuindo com o coletivo.

Por gentileza, visite, curta, siga e inscreva-se:

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ASTROPSICOLOGIA e afins:

Sítio Estrela D’Alva

Canal do Telegram

@EstrelaDalvaPagina  

Estrela D’Alva Twitter

Canal Estrela D’Alva

Estrela D’Alva no Instagram

NATUROPATIA & Saúde Integral ═══ღೋƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒღೋ════

Manik – Saber Cuidar da Nossa Casa Comum

Sítio: https://maniksabercuidar.wordpress.com/

@manikpagina

Manik Twitter

Canal Manik

Manik Instagram

✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫ ˚. ★ *˚✰˚ ˛★* 。✫

Deixe um comentário